CBMAP

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá

Vidas alheias e riquezas salvar

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DO IV CURSO DE SALVAMENTO VEICULAR DO CBMAP

Por: Cecoms - 25/04/2018 - 11:38
Foto: Sem Autor da Midia

Aconteceu nesta quarta-feira, 25, no estádio Glicério de Souza Marques, a solenidade alusiva ao encerramento da turma do IV Curso de Salvamento Veicular - CSV 2018 - promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amapá- CBMAP.
O referido curso teve objetivo especializar os militares da corporação na área de resgate e salvamento de vítimas envolvidas acidentes com veículos, preparando-os cada vez mais para atuar diante do cenário de um número ainda elevado de ocorrências de acidentes de trânsito, com ou sem vítimas presas em ferragens, tanto na capital Macapá quanto nas rodovias do interior.
Para esta 4ª edição do curso foram disponilizadas 24 vagas a serem preenchidas por oficiais da corporação, as quais foram preenchidas por meio de seleção interna. No total 35 oficiais bombeiros militares se candidataram às vagas e passaram por teste intelectual, exames médicos e teste de aptidão física, resultando em 23 alunos matriculados. É altamente relevante que um número maior de oficiais possa receber este tipo de conhecimento, uma vez que gerenciam os recursos a serem empregados durante o atendimento de ocorrências, bem como participam de processos decisórios sobre aquisição de materiais, fixação de doutrinas e procedimentos operacionais que impactam direta ou indiretamente na atividade fim.
A Coordenação Geral do curso ficou a cargo mais uma vez, do experiente, qualificado internacionalmente, precursor desta iniciativa no CBMAP e também homenageado com o nome da turma "CAP BM HUERLLEN FELIX MIRANDA". O IV CSV teve carga horária de 128 h/a e contou com a presença de um instrutor do Corpo de Bombeiros de São Paulo, CAP Leando da Hora, especialista da área, além de instrutores altamente capacitados pertencentes à própria corporação, incluindo uma médica, especialista em suporte avançado.
É diretriz do comando da corporação investir neste tipo de capacitação tendo em vista que o número de acidentes de trânsito é bastante significativo e preocupante a todos os órgãos da Segurança Pública. Nestes acidentes, geralmente as vítimas ficam presas nas ferragens do veículo e a sua retirada requer uma manobra muito cuidadosa a fim de evitar maiores sequelas e somente o Corpo de Bombeiros possui as ferramentas e pessoal capacitado para este tipo de tarefa. Comandante Geral reforça "O ganho para a corporação, para a sociedade amapaense e a tropa, como um todo, especializada na área que vem crescendo muito devido a demanda de acidentes de trânsito. Esses profissionais finalizam o curso em alto nivel de capacitação para atuar nas ruas amapaenses". Daí a importância de se especializar um número maior de bombeiros para esta atividade. Estiveram presentes na solenidade representantes militares, familiares dos formandos e autoridades militares que abrilhantaram ainda mais o evento com suas presenças.


 Arquivos vinculados

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
Rua Hamilton Silva nº 1647 - Santa Rita | CEP: 68.900-068
2018 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá